terça-feira, 22 de julho de 2008

A midia mostra a verdadeira identidade do Calabar

Projeto ajuda jovens a driblar violência no Calabar
27/06/2008 - 13h43m
*Da Redação, com informações da TV Bahia
redacao@portalibahia.com.br

Um exemplo de força de vontade e de superação das dificuldades. Na comunidade do Calabar, em Salvador, os jovens driblam a violência com incentivo do grupo Quilombos em Ação. Eles aprendem a ler na biblioteca da comunidade, além de freqüentarem aulas de dança e teatro.

'Eu nasci no Calabar. Aqui no bairro não tem só violência. Tem cultura e lazer', afirma a auxiliar de enfermagem Ana Lúcia Pereira. Memórias de uma comunidade com quase cem anos de luta. O Calabar surgiu em 1930, com os primeiros barracos e casas construídos entre os prédios luxuosos, nos bairros da Graça e Ondina.

Assista ao vídeo desta matéria

Os moradores mais antigos testemunharam várias tentativas de expulsão das famílias que desagradavam a vizinhança rica. Hoje, quem representa uma nova geração quer outras conquistas. 'Nós temos coisas boas dentro do bairro. Não adianta marginalizar o local', declara o autônomo Edmilson dos Santos.

No bairro, projetos são desenvolvidos por grupos como o Quilombo em Ação – idéia de jovens do Calabar. 'Ele nasceu de dois grupos de jovens que já existiam na comunidade, mas que trabalhavam separadamente', conta o professor Rodrigo Rocha.

Além do apoio de ONGs e de algumas empresas privadas, a criatividade dos grupos tem atraído cada vez mais a comunidade do Calabar. O bairro tem também uma biblioteca pública com mais de 6,5 mil livros e uma infinidade de descobertas.

Nenhum comentário: