quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Calabar na eleição 2008





Mais uma vez o Calabar não conseguiu eleger um candidato a vereador. Desta vez foram 2 canditados Edvaldo Santa Rita (PT) e Ramos (PMN) o segundo citado está na segunda candidatura. Não se sabe bem explicar por que o Calabar nunca conseguiu eleger um candidato, na minha opinião ou a comunidade não acredita na força e competência dos seus representantes ou então continuam vendendo voto. Analizando mais profundamente, percebe-se que a primeira não faz muito sentido, pois a comunidade já teve canditados com muita força politica e intelectual no passado, inclusive se hoje as pessoas têm suas casas nessa localidade, foi graças também a antigas lideranças como: Fernando Conceição, Conrado e o próprio Edvaldo Santa Rita, os quais fizeram parte do histórico JUC(Jovens Unidos do Calabar)e esses foram candidatos a vereador, porém não tiveram êxito. Segundo estimativas da própria comunidade com a ajuda de dados do IBGE de 2001, o Calabar tem aproximadamente 22 mil pessoas, número este mais que suficiente para eleger um vereador.
Porém, pelos números de fotos verifica-se que menos de 10% da população votam em seus candidatos.
Por esses motivos, eu fico com a segunda opção, a comunidade do Calabar continua vendendo seus votos, pois ainda percebe-se os mesmo discussos dos eleitores que vão votar em fulano porque ele me deu isso, eu vou votar em ciclano porque ele patrocinou o nosso campeonato e etc, etc...
Outro dado para a veracidade dessa conclusão é o grande número de votos que os canditados que investem muita grana no Calabar têm. Esses candidatos procuram algumas das principais lideranças no bairro e investem bastante na compra de votos, é muito decepcionante para mim que sou um defensor das causas do Calabar ter que falar essas coisas, mas nada está acima da verdade. Defendo o que sei que é verdade e crítico aquilo que é ruim de fato. É lamentável ver que boa parte da minha comunidade vendem o futuro da sua cidade por migalha.

Número de votos obtidos pelos dois candidatos do Calabar:
Ramos 2.929
Edivaldo Santa Rita 559

fonte:http://g1.globo.com/Eleicoes2008/apuracao/0,,AUE0-15693-2-38490,00.html#vereador

Um comentário:

Fabiane Brazileiro disse...

Rodrigo querido!
Gostei muito do seu texto analítico sobre as eleições no Calabar! É isso mesmo, é preciso pensar e não deixar calar a voz dos moradores do Calabar!!
Parabéns!
Faby