sexta-feira, 24 de abril de 2009

Domingo na Bienal






A Biblioteca Comunitária do Calabar, a Avante e voluntários do Instituto C&A participam da Bienal do Livro – Bahia 2009

Salvador recebe, de 17 a 26 de abril, a 9ª Bienal do Livro Bahia - 2009 e na vasta programação foi reservado um lugar especial para a criançada – O Circo das Letras. No domingo, 19/04, a programação do Circo das Letras foi cuidadosamente planejada pela Biblioteca Comunitária do Calabar (Rodrigo Pita), Avante – Educação e Mobilização Social (Rita Margarete), e voluntários do Instituto C&A para ser um dia, inteirinho, de contos e encantos: Oficinas, contação de histórias, recitais de poesias, e teatro prenderam a atenção de centenas pais e de filhos que compareceram a bienal e se acomodaram no espaço reservado ao Circo das Letras para apreciar as histórias, poesias e a “peça maluca” encenada pelos educadores e adolescentes da Biblioteca Comunitária do Calabar.
Entre uma contação de história e outra, as crianças manifestavam, enfaticamente, a sua preferência:
- Agora conta a historinha de ....
- Não, essa não. Conta a de .....
- Eu já tinha pedido a historinha de.....
- Ah! Conta essa de novo!
O encantamento das crianças pela literatura já não é novidade, mas o que se viu nesse domingo foi pais e mães tão atentos as narrações que até balbuciavam as falas dos personagens. Na oficina Contos e Encantos, após a leitura de “O homem que amava caixas”, os adultos, junto com as crianças, encaixaram caixinhas e fizeram belas construções, assim como o personagem do livro.
Além disso, “O homem que amava caixas”, “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, “A casa sonolenta”, exemplos de boas opções de leitura, passaram a fazer parte do repertório de muita gente.
O grupo de poesias da Biblioteca Comunitária do Calabar trouxe para o Circo das Letras autores consagrados como Castro Alves, Ruth Rocha, Carlos Drummond de Andradade e autores ainda não reconhecido nacionalmente como o escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus, além de apresentarem suas próprias produções. O público, admirado com o desempenho dos adolescentes, pediu mais informações sobre o projeto Formação de Leitores na Comunidade do Calabar.

(Por Rita Margarete)

Nenhum comentário: