quinta-feira, 21 de maio de 2009

Calabar na Midia

O jornal CORREIO DA BAHIA de 20 de maio de 2009 publicou uma matéria com o seguinte titulo:

VIOLÊNCIA: POSTOS (de saúde) PEDEM SOCORRO

De acordo com o jornal a violência nas comunidades periféricas, principalmente no Subúrbio Ferroviário de Salvador têm prejudicado o funcionamento das unidades de saúde nestas comunidades . Segundo o jornal alguns profissionais de saúde não têm atuado nestas comunidades com medo da crescente violência que também atinge essas unidades de saúde, o que tem feito com que estes profissionais peçam transferências para unidades mais seguras.

Eu não sei informar qual é a verdadeira situação destes postos no Subúrbio Ferroviário, mas o motivo de comentar esta matéria é a lista que segue abaixo (clique na imagem para ampliar)

Bom. Dentro desta lista encontra-se o posto de saúde do Calabar. Daí eu fiquei pensando, por que será que o posto de saúde do Calabar está nesta lista? Qual foi o critério utilizado para que o posto do Calabar estivesse incluído nesta?

Depois de me fazer várias perguntas, eu fui listando algumas coisas que possivelmente “esses caras” pensaram para colocar o Calabar incluso nesta:

1- A “fama” do Calabar de bairro violento nunca vai acabar.

2- O jornal que publicou esta, sempre atacou, discriminou o bairro por causa de uma REXA antiga com os donos do mesmo.

3- O Calabar não pode deixar de ser atacado, pois sempre foi um bairro muito chato, briga bastante por seus direitos, sabendo que é obrigação das autoridades e não um favor que elas fazem.

4- O Calabar chamou por várias vezes a mídia para denunciar o não funcionamento do posto que já vai fazer três anos parado.

Nestas tempestades de idéias, descartei apenas a 2° opção, pois a fonte desta lista é a Secretária Municipal de Saúde. E por ser esta a fonte fico com as outras três opções. Por quê?

Simples. Primeiro eu não consigo entender como um posto de saúde que está fechado a três anos pode está nesta lista publicada agora. Ainda sobre a matéria o jornal informa que 17 unidades de saúde passaram a contar com policiamento por causa da violência. O Calabar nunca contou com nenhum policial militar e sim com vigilante. Nos 26 anos que tenho na comunidade e a 6 atuando ativamente no interesse da mesma. Nunca vi, nem ouvi dizer que teve algum assalto no NOSSO posto, isto mesmo, NOSSO posto que foi demolido pela prefeitura e até agora não está funcionando.

Não quero dizer que no Calabar não tenha violência, claro que tem e todo mundo sabe disso, porém a idéia que as pessoas fazem do Calabar é completamente absurda.

Já se vão três anos que a comunidade clama pelo seu posto, e não é pela violência que ele não está funcionando. Repito como a unidade de saúde do Calabar pode estar dentro desta lista, se há três anos não existe.

Acho que querem encobrir a incompetência, ou falta de compromisso, ou corrupção, ou sei lá o que, nos colocando nesta lista. Mas estamos de olho aberto e denunciaremos isto no Ministério Público.

Nenhum comentário: