segunda-feira, 2 de maio de 2011

Inauguração da Base de Policia Comunitária do Calabar

Até que enfim uma noticia mais recente, nem tão recente assim, pois o ocorrido foi no dia 27 de abril deste ano é lógico né?
Tudo que vou descrever aqui é apenas uma sensação estranha que não sei bem como interpretar direito ainda.
Como no primeiro dia de implantação da Base, muitas emissoras de TVs, Jornais impressos, etc. Todo mundo querendo noticiar essa novidade em Salvador.
Tudo começou da seguinte maneira, o prefeito e o governador entraram no Calabar, antes de chegar no local da Base assistiram a apresentação do Grupo de Capoeira do Calabar. Seguiram então o líder da cidade e o líder do Estado seguido de muitos seguranças e repórteres e  "perus" e, etc.
Ao chegar no local foram saudados pelo pelotão da policia. Foram convidados então o Secretário de Segurança Pública, o Governador e o Prefeito para hastearem as bandeiras que está agora na frente do NOSSO Provida.
Os nossos líderes também retiraram um pano da placa da BPC inaugurando assim a coisa toda.
Depois o Governador e o prefeito foram convidados a visitarem as instalações no prédio do Provida. PAUSA. Momento tenso. Apenas três Lideranças Comunitárias foram autorizadas a entrarem no prédio que é nosso! Lembro até agora das palavras da colega Justina, (pra quem não sabe Justina já foi Presidenta da Associação de Moradores e ainda é muito atuante no trabalhos comunitários do Calabar), Justina disse assim para o segurança que estava na porta:  - "Como assim eu não posso entrar? Tem um monte de vereadores e outras pessoas do governo que só vem aqui na comunidade de ano em ano ou nunca vieram aqui antes e estão entrando e eu que vivo e trabalho para comunidade a tanto tempo não posso entrar num espaço que é "NOSSO"(Agora é bom colocar as aspas). Pois é, não podia entrar nem eu nem outros diretores. Pra falar a verdade fiz pouco caso disso, por muitos motivos que prefiro não comentar.
O Governador e o prefeito voltaram ao palco principal, o locutor então chamou alguns nomes para subir ao palco, desta vez lembraram de mim e outras pessoas, na verdade nós mesmos que combinamos de levar ao palco algumas lideranças da comunidade. A Presidente da Associação, Maria de Fátima foi a única que falou representando a comunidade, até ai tudo bem, pois acho que ia ser uma perda de tempo vários líderes falar pela comunidade. 
O Governador falou bastante, contou piada, ressaltou a importância do TOPA(Todos pela Alfabetização), falou que daria um prêmio a comunidade se em 8 meses erradicasse o analfabetismo, prometeu que iria cortar a barba no Calabar. "Hum? O que?. Tu por acaso ta se perguntando isso? Eu também até hoje" Se o governador quer dá uma de Bel Marques é problema dele, mas se ele conseguir uma boa grana com essa barba e doar para os projetos sociais da comunidade, vai ser legal ver ele com cara de bunda de bebê, se isso for possível.
O governador também agradeceu a comunidade pela DOAÇÃO do espaço. PAUSA, momento tenso 2. Imediatamente interromperam o governador: "Oxi! O espaço foi emprestado e não doado". 
O governador tratou de sair da saia justa dizendo que tudo bem é um empréstimo e que se possível nos dará uma espaço melhor. Ele falou ainda da importância da Posse de terra para a comunidade e que vai nos ajudar com isso. Falou mais coisas, mas já tô cansado de escrever e todo mundo sabe que é melhor descrever o que foi feito e não o que foi prometido.
Pessoalmente estou contente e esperançoso com esse novo momento, mas por experiência estou muito com pé no chão, pra não dizer com o pés atrás com toda essa história.
AH! O governador disse que cortaria a barba na Escola Aberta do Calabar, se não me engano no dia 8 deste mês.

Logo acima desta postagem curta alguns videos deste dia.
Saudações Calabaenses












Nenhum comentário: