sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Diário de uma comunidade "pacificada"



Caros leitores.
Após tanto tempo sem atualizar o nosso blog resolvi fazer um resumo dos últimos acontecimentos no Calabar para tentar recuperar os principais acontecimentos desde a última postagem aqui. E a partir desta postagem todos os acontecimentos no Calabar estarão mais atualizados que nunca. Porém apesar de não ter utilizado ultimamente o blog, tenho postado todas as novidades no Grupo Calabar e Alto das Pombas no Facebook. Mas enfim, voltei com força total. E para começar este resumo nada melhor que juntar todos os acontecimentos dentro do tópico DIÁRIO DE UMA COMUNIDADE "PACIFICADA".
1 – Morte

Começo então pela triste noticia do tiroteio que aconteceu na greve da PM e que infelizmente a Base de Segurança da comunidade também aderiu esta e resultou em três pessoas baleadas, uma pessoa veio a óbito e as outras duas conseguiram se recuperar. Este dia foi bem marcante infelizmente do lado negativo, pois se não fosse a greve provavelmente estaríamos comemorando um ano sem ferimento a bala na comunidade. Claro que o Calabar nunca foi o Iraque ou Afeganistão, mas nos últimos 4 anos, antes da instalação da Base, o Calabar fez jus a toda fama negativa que injustamente conquistou durante sua história. Peço licença para desabafar que este foi um dos piores dias da minha vida. As cenas dos últimos 4 anos passou na minha cabeça como um relâmpago, a comemoração que estava prestes a acontecer foi adiada e deu lugar ao sentimento lúgubre que me acompanhou pelo menos uma semana.
2 – Pacto Pela Vida

Como muitos sabem a Base de Segurança Comunitária não é uma ação isolada do governo para apenas instalar segurança. A Base é só mais um componente de diversas ações dos poderes públicos para levar a essas comunidades as tais políticas públicas nesses locais.
Bom, como já esperávamos tudo no começo são flores, muitas Secretarias querendo mostrar serviço, marcando muitas reuniões com as lideranças comunitárias e oferecendo um monte de besteira ou coisas que não poderiam cumprir. É claro que já sabíamos disso, mas queríamos aproveitar o que eles tinha de melhor para nossa comunidade e também sugerir ações que realmente poderiam fazer a diferença  na vida das pessoas. Enfim, Algumas coisas deram certo, mas a grande maioria foi só balela. Como por exemplo, a Secretaria de Emprego e Renda que ofereceu muitas coisas que tinham disponíveis para nossos jovens, mas nada do que realmente almejávamos. Também tem a Secretaria de Educação com seus programas tapa-buracos, TOPA e EJA que acabou não vingando e outras propostas que não tenho tanta segurança de informar, mas no geral, fraco.  Daí tem as outras, Esporte, Cultura, etc. A meu ver todas decepcionantes. Para falar a verdade o que mais me decepcionou foi a UNEB, quero dizer a UNEX. Pois a UNEB tem uma parceria com o Calabar a muito tempo, antes mesmo da instalação da Base e essa parceria tem dado muitos frutos bons. A UNEX que é uma unidade de extensão da UNEB a qual ofereceu curso de inglês para a comunidade, até começou bem, o curso durou 1 semestre e sem mais nem menos, ACABOU! Em conversa com o diretor da UNEX um diretor da Associação de Moradores do Calabar foi em busca de resposta para saber o porque do término do curso e a resposta que obteve foi que o Governo parou de repassar o recurso para a UNEX. O problema não é nem esse, pois é bem possível que seja mesmo verdade, o problema é que acabaram com o curso e ninguém deu nenhuma satisfação aos alunos e a própria Associação de Moradores, o coordenador da UNEX foi contato várias vezes por e-mail e telefone, mas nunca retornou contato e nem se preocupou em explicar aos alunos o motivo da paralisação do curso. Os alunos que mudaram horário de trabalho deixaram de fazer outros cursos que se planejaram para se dedicar as aulas tomaram uma “rasteira” e em nenhum momento foram contatados para ao menos terem uma resposta. Enfim... Apesar dos pesares muita destas coisas, já eram mesmo esperadas pela gente, menos esse desrespeito da UNEX. Fazendo um “resumão” a coisa toda foi muita promessa e pouca realização. E no final das contas o que funcionou mesmo foi a SEGURANÇA, mas será mesmo? É o que veremos no próximo tópico.
 3– BASE DE SEGURANÇA VS COMUNIDADE.

E o título deste tópico HEM? Eu terminei o último com uma afirmação do que funcionou mesmo foi a Segurança e logo depois uma pergunta deixou essa afirmação meio duvidosa. E porque será isso? antes de começar queria deixar claro que este blog é um blog pessoal na qual todas as opiniões aqui registradas são inteiramente de minha responsabilidade e de mais ninguém.
A questão da Segurança no Calabar em minha opinião foi a que mais deu certo, apesar da aderência da greve que resultou em três vitimas sendo que uma delas viera a falecer, a instalação da Base com certeza trouxe uma sensação gostosa de segurança que fazia já uns 4 anos ou mais que o Calabar não experimentava. Ver novamente as crianças brincando nas ruas despreocupadas, ver a policia todos os dias no nosso meio sem sentir medo dela, poder realizar eventos com a proteção da policia, andar na rua tarde da noite sem medo algum, isso não tem preço, ou talvez tenha, mas não entremos neste assunto.  Daí agora você começa a se perguntar. Se acontece tudo isso, por que então o tal titulo, BASE VS COMUNIDADE?
Como disse antes minha opinião é minha opinião, mas por incrível que pareça tem gente que acha que estávamos melhores sem a policia. Alguns acontecimentos ajudaram as pessoas a chegarem a esta opinião, os principais estão relacionados a eventos musicais dentro da comunidade. O problema é que de um lado a comunidade do Calabar não esta acostumada a vivenciar algumas regras que a lei determina e que a policia acertadamente, mas também erradamente tenta garantir a todo preço. ACERTADAMENTE porque apenas estão cumprindo o que a lei determina. ERRADAMENTE porque não houve uma preparação prévia de ajustes entre a comunidade e a própria policia. EXEMPLO: O Samba Semente que há 30 anos realizava shows na comunidade aproveitou o momento de Segurança e voltou a realizar os shows novamente no Calabar, porém agora para que aconteçam os eventos é preciso passar por uma série de burocracias, conseguir vários documentos para que o mesmo seja realizado, o problema é que, por exemplo, conseguir autorização na SUCOM é um inferno, mas para terminar um evento eles fazem rapidinho. E a principal desavença entre a policia e alguns moradores foi justamente por conta disto, O Samba Semente resolveu fazer o show sem a autorização da SUCOM, logo sem autorização da Base, a SUCOM chegou com a policia queria levar o som, deram um soco no cara da SUCOM a policia usou o poder de policia, daí o inferno tava feito. Daí o meu mundo sempre vem abaixo quando acontece essas coisas, daí eu me pergunto...Meu Deus é verdade mesmo?
No dia seguinte acordo e descubro que é mesmo verdade, um monte de gente algumas chateadas, pois achando que a policia está querendo impor uma ditadura, outras apenas influenciadas por gente mal intencionada e o clima de tensão está formado. É muito difícil para mim opinar neste assunto de um lado a minha comunidade  do outro lado a policia, apesar de diferente e ter nos ajudado muito(obrigação! que fique claro), ainda assim é a policia, e representa aquela que sempre odiamos apesar de precisarmos dela. Quando indagado sobre a atuação da policia na comunidade sempre tenho defendido e elogiado, claro que não deixo também de alfinetar alguns erros que eles cometem. Por exemplo, tem alguns poucos malucos e retardados que iludidos pelo poder ainda fazem abordagem sem educação, etc. Mas também acho que muitos de nós andamos muito “armados” em relação aos policiais, claro que não devemos baixar a guarda para dar chance que muitos dos abusos que convivemos antes se tornem realidade nos dias de hoje, mas acho que hoje é possível sim o diálogo, é possível o entendimento das partes e o bom relacionamento. Neste PRIMEIRO ano obtive a infeliz contestação que muitas pessoas da comunidade não respeitam este modelo de policia pela sua concepção de policia amigável e tal, muitas pessoas acostumaram com a ignorância e ameaças de morte, aprenderam a respeitar a base do medo e a meu ver é o principal desafio das duas partes, e isso tem nos desafiado muito, acredito que por conta disso, alguns policiais têm abusado do poder, estão usando armas maiores e a relação entre os dois lados tem sido um pouco tensa. Mas, vou me limitar aqui, o post já tá enorme, mas vou postar coisas com mais frequência para me ater no assunto principal e não me perder na opinião. Só queria terminar aqui dizendo que somos parte da segurança da nossa comunidade, esse é um desafio novo, no qual os dois lados tem gente mal intencionada, mas acredito que a maioria vence, e a maioria são as pessoas que querem viver em paz!
Devido ao tamanho do texto, publicarei os outros acontecimentos em outro post com o título e a palavra chave NOTICIAS ATRASADAS.COM, no qual serão publicadas os eventos da II PARADA GAY DO CALABAR e o ENCONTRO DOS ARTISTAS. Aguardem.

Nenhum comentário: