sábado, 21 de junho de 2008

GCBCAP - Campeões da vida pelo Basquete

Você sabe quem é o atual Campeão Juvenil de Basquete da Federação Baiana? Pois é, talvez você não saiba ou nunca tenha ouvido falar, mas o time do Calabar, o GCBCAP, bairro [...] de Salvador, é o atual Campeão Baiano de Basquete Juvenil. E tudo começou de uma forma despretensiosa com apenas cinco garotos, brincando numa quadra do bairro. Mas foi graças á ajuda de Paulo Roberto Pereira da Silva, o Fininho, que esses meninos começaram a se apaixonar pelo Basquete e a aprender as regras do esporte.


Em algumas semanas, Fininho já havia conseguido juntar cerca de 30 garotos, que passaram a treinar com acompanhamento técnico. “A gente treinava numa quadra, mas o pessoal do futebol destruiu porque estava empatando o baba deles”, afirma Fininho, treinador da equipe. Hoje a GCBCAP, treina no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Bairro de Ondina e conta com o apoio de alguns patrocinadores. Fininho lembra que quando a equipe começou a disputar o campeonato infantil no ano de 2000, perdeu para todos os adversários que enfrentou. E foi com o empenho desses garotos que três anos depois o time sagrou-se Campeão Infantil em 2003 e Campeão Infanto - Juvenil em 2005.


O bairro do Calabar, [...], não dispõe de estrutura para a prática do Basquete, o esporte mais disputado no bairro é o futebol. O Street Ball ou Basquete de rua já conseguiu formar 70 crianças dentro do GCBCAP. “Não é preciso muito, só uma quadra com um aro, para a prática desse esporte.”, conta, Fininho. Assim como no Calabar, muitos bairros de Salvador e de capitais do país precisam de quadras, campos, incentivo.


Com o passar do tempo perdem-se craques no futebol, no basquete, no vôlei e em tantos outros esportes devido à falta de incentivo das prefeituras, dos governos estaduais e do Governo federal. Mas ainda há pessoas interessadas em ajudar, é por causa de gente como o americano Cobalt que não gosta de Basquete e muito menos pratica o esporte, que esses garotos podem continuar sonhando. Ele ajuda financeiramente a GCBCAP e dá o suporte necessário para que a equipe continue treinando e disputando os campeonatos. E é com uma ponta de esperança que esses garotos podem continuar cantando, “Apesar de você amanhã há de ser outro dia”.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia ,meu nome e Cleiton Farias ,eu estudo no colegio ISBA, faço o 3ºano do ensino medio .
nós do 3ºA escolhemos o bairro do calabar pois temos amigos e colegas que moram lá.
gostariamos que o senhor faça uma pequena palestra contando um pouco do bairro ,suas nescecidades ,
pois tambem faremos uma doaçao de alimentos para uma creche.
tudo falado sera adicionado a um site feito para o calabar ,e para o jornal do colegio em todos os turnos, A palestra sera feita para todos os alunos de todas as seres .

se o senhor tiver enterese de nos doar um pouco do seus conhecimentos eu e todos os alunos estaresmos gratos

Cleiton Farias
tel:9276-8093 - email:esmigol45@hotmail.com

brunogandarela
tel:8701-2045-email:brunogandarela@hotmail.com

de´cesares
tel:8898-1864 - email:dcsrs@hotmail.com


estou a espera de sua ligaçao grato cleiton