segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Homenagem a escritores baianos

A Biblioteca Comunitária do Calabar e a Avante comemoram o Dia do Escritor.

Com uma rica e intensa programação, a Biblioteca Comunitária do Calabar e a Avante homenagearam escritores baianos, representados pelos poetas Valdeck Almeida, Marcos Peralta, pelas escritoras e contadoras de história Betty Coelho e Solange Folladore e pelo escritor Luis Augusto – Fala Menino - que direta ou indiretamente têm contribuído para o trabalho de mediação de leitura realizado pelos educadores da Biblioteca.

Foram quatro dias de interação entre leitores – crianças e adultos - e escritores. Emoções - risos, lágrimas... – marcaram o evento. Assim se expressou o poeta Valdeck Almeida:
"Muitíssimo obrigado pela homenagem, pelas palavras, pelo carinho seu (Rodrigo) e de todos os meninos e meninas do Calabar... Fiquei muito feliz e emocionado com o evento".

Além da conversa com os escritores, das poesias declamadas e das histórias contadas por eles, houve Recital de Poesias pelos grupos 100% Calabar e Calabar Força Total - formados por crianças freqüentadoras da Biblioteca; Tertúlia Literária, pela Sociedade Unificadora de Professores (SUP); e participação especial dos poetas Robson e Edgar Velano que declamaram Augusto dos Anjos, Castro Alves e textos de cordel.
O evento mobilizou a comunidade do Calabar e contou ainda com a presença de representantes da Escola Aberta do Calabar, da Associação Escolas Comunitárias AEC), das Bibliotecas Comunitárias 7 de Abril, Paulo Freire, Ilha Amarela, Casa do Sol, do Instituto de Ciência e de Informação da UFBA (ICI), da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e de voluntários do Instituto C&A.Por reconhecer a importância da parceria – apoio técnico e financeiro – do Instituto C&A, no projeto de fomento à leitura na comunidade do Calabar, a Biblioteca Comunitária do Calabar e a Avante homenagearam o Instituto representados, no evento, pelos gerentes das 6 lojas C&A de Salvador
Sábado a tarde, em plena praça pública (Av. Centenário) poetas, crianças e educadores, numa grande e animada roda de poesias, encantaram aqueles que pela praça passeavam recitando poemas de suas autorias, de Drumond, Mário Quintana, Fernando Pessoa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, dentre outros poetas.






2 comentários:

Kirsten disse...

Parabéns! Parece ter sido um sucesso enorme :)

Rodrigo Calabar disse...

Enorme!