domingo, 9 de agosto de 2009

Tempo de Arraia no Calabar

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
(Casemiro de Abreu)

Que felicidades ver novamente no Calabar o balé das arraias(pipas). O mês de agosto traz com o forte vento o chamado TEMPO DE ARRAIAS. Infelizmente os tempos não são mais os mesmo, as casas cresceram, os espaços foram ocupados e o tempo de arraias foi se acabando. Poucos são os privilegiados que têm casas com lajes que ainda podem praticar este esporte.
Porém neste mês de agosto de 2009 ressurge das cinzas os "empinadores" de arraias. Fiquei surpreso com o número delas que ocupavam o céu este final de semana. Então corri imediatamente, peguei minha câmera e consegui capturar algumas fotos e ainda gravei um vídeo de um TOQUE(confronto entre arraias).
Ah! Que saudades de fazer um TOQUE, dar JOGUINHO (movimentar a arraia para todos os lados), bater o A.U (Fazer a arraía virar e descer de ponta cabeça), VARRER (Puxar linha para cortar o adversário), SELAR (Soltar linha para cortar o adversário) e fazer tantas outras peripécias com as arraias.
As arraias no Calabar têm nomes muito interessantes: PÃO DE LEITE, XADREZ, 4 CANTINHOS, BOCA DE SIRI, FRANCESA e muitas outras. Os componentes essenciais de uma arraia é a linha e a rabada(rabíola). Para enfrentar um adversário num TOQUE usa-se como recurso o TEMPERO(cerol), uma mistura de cola com vidro que as pessoas colocam na linha para ficar cortante, algumas pessoas usam nesta mistura também o ovo ou um material cortante que encontra-se na geladeira. OBS: É muito perigoso o uso de TEMPERO na linha, muitas pessoas cortam o dedo quando estão EMPINANDO(colocando a arraía no ar),além disso aumentam ainda mais o perigo, no caso de contato com fios elétricos.
Existem ainda algumas expressões bastantes comuns dos empinadores como: BOTA OUTRA!(O adversário perdeu a batalha, então deve empinar outra arraia), LÁ VAI ELA!(Um arraía foi cortada) CABELO E BARBA!(Uma arraia foi cortada na CHAVE e na RABADA simultaneamente). CHAVE=(5 ou 4 pontas das linhas que dão equilíbrio a arraía no ar). Existem muitas outras expressões e palavras, na verdade um dialeto que faz o tempo de arraía uma das melhores temporadas das nossas vidas!







NOTA: O video pode ser visto na minha página no Youtube, acesse barra de video na lateral deste blog e confira.

2 comentários:

Jucilene Cerqueira disse...

Oi Rodrigo,

Adorei o texto! Este seu saudosimo fez-me relembrar tantos tempos bons de minha (quase remota) infância.
Eu adorava ver o espetáculo das pipas/arraias no céu. E sempre quis brincar com elas tb, mas ouvia sempre a frase machista e antiguada 'isto é brincadeira de menino'.
Ao ler o Caçador de Pipas, ano passado, rememorei algumas destas lembranças e agora encontro-as aqui também.
Continuarei acompanhando seu blog.

Axé!

RodrigoCalabar disse...

Obrigado Juci.
Espero que continue acompanhando mesmo.
Um salve a Biblioteca Paulo Freire que estou sempre antenado também.