quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diário de uma comunidade “pacificada”

-"Ah tá". Como já dizia as meninas no MSN. Pacificada entre aspas, PAUcificada quando o bicho pega, Amenizada , etc, etc. Deixa assim mesmo entre aspas, kkkk.
Uma semana a mais e...As coisas melhoraram novamente, ânimos acalmados, nenhuma noticia de excesso da policia, pelo menos que eu saiba.
Enfim, eita semanazinha complicada, mas nada com relação a policia. No afã do "pacificada" intensas reuniões com todas as Secretárias do Estado. muito funcionário público com ar de gentileza e demonstrando vontade de oferecer os serviços das chamadas políticas públicas. Bem, como ninguém é besta, todo mundo sabe que tem muita politicagem por trás disso tudo.
Politicagem ou não entendemos que toda essa oferta não é favor e sim obrigação do vários setores governamentais. Daí, tome-le reuniões, muitas reuniões para garantir essas politícas públicas para o Calabar, logicamente com uma enorme preocupação de não deixar que o afã tente perpetuar o assistencialismo. Ao meu ver se a coisa é pra mudar tem que investir pra valer, ou seja, qualificar de verdade, não "pingar" pequenos cursos que não empregam e não qualificam ninguém, então, nossa sugestão: cursos tecnológicos, cursos de idiomas, etc.
Na área educativa a principal proposta, criação do Instituto de Educação Antonio Sampaio, uma justa homenagem ao nosso falecido Tônico, a proposta é a de implantar este Instituto no terreno da UFBA na rua Eliana de Azevedo(pinga), sonho de longo prazo logicamente até porque não tivemos nenhum contato ainda com a UFBA para pedir a doação deste terreno, mas o professor Sodré disse que se conseguimos o terreno a uma grande possibilidade da criação desse Instituto de Educação que serviria, pra ser mais otimnista, que servirá para educação do ennsino médio.
Muitas outras propostas também na área de infraestrutura, cultura e lazer, cidadania e direitos humanos.
Só para entender melhor todas essas áreas foram divididas entre moradores e lideranças da comunidade.
Qualquer pessoa pode participar dessas reuniões, pra quem ainda não está inserido e quiser ajudar decidir o futuro da nossa comunidade é só procurar as seguintes pessoas.
EDUCAÇÂO: Lindalva que coordenava o PETI ou Mary Jane da Escola Aberta do Calabar
EMPREGO E RENDA: Eu ou Cristiene da Cooperativa Coopercid
CULTURA E LAZER: Yuri professor de dança ou Perna de aço da capoeira
INFRAESTRUTURA: Clélio da rádio ou Gegeu que foi da SBRC, mas agora representando os moradores
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: Fátima presidenta da SBRC
SAÚDE: Rita que foi da padaria
Claro que tem mais pessoas, mas como essas são mais conhecidas dentro da comunidade pode ser mais fácil encontrá-las.

Pra finalizar esse diário dessa semana, No domingo rolou um Sambão do Grupo de Danson, oo grupo Nosso Dom. " MER MÂO" Foi massa véi, quer dizer, não to afirmando por conhecimento de causa, pois quando cheguei já tinha acabado, mas os comentários depois foi muito positivo e quer saber o que foi melhor, o Calabar virou um só novamente, nossa que alegria! Meu Deus! Camarão em peso do outro lado. Que massa!
Mas, como nada são só flores, a Policia agora está dando toque de recolher, o samba acabou as 19:00. Porém deixando claro que eles não chegaram e acabaram, já havia sido estabelecido este horário com a banda. Mas, depois do samba tinha muita, mas muita gente mesmo na rua, tomando "umas duas" nos bares. Ainda não sei bem qual opinião da comunidade sobre isso, logicamente considerando quem mora nas redondezas, mas sei que os regueiros como eu não gostou nada, kkk.

Abraços

OBS: Desculpa as gírias, as palavras cortadas, os erros gráficos e de pontuação, etc. O importante é que quem leu entendeu a mensagem. Ok.

Um comentário:

Paula Regina disse...

Olá Rodrigo, muito bom ter notícias dos acontecimentos no Calabar por uma fonte tão viva e próxima. Sou moradora do bairro da Liberdade, mais especificamente do Pero Vaz, estudante de Geografia. Lá na UFBA estamos com um projeto de acompanhar a Base Comunitária de Segurança do Calabar e futuramente do Nordeste. Gostaria de saber se podemos marcar um dia pra conversarmos, ou se você pode me indicar pessoa para tal conversa. Gostaria também de ajudar e conhecer a Escola Aberta do Calabar (a qual sempre tive muita vontade de conhecer e quem sabe montar algo parecido aqui no bairro). Um grande abraço, Paula. meu e-mail: paulareginacordeiro@gmail.com