quarta-feira, 6 de abril de 2011

URBANIZAÇÃO VOLTA AO BAIRRO DO CALABAR, GARANTE PREFEITURA

Por Redação (com Secom - Prefeitura de Salvador)
Foto: Reprodução / Correio*



Salvador, 01/04/2011 - Intensificação dos serviços de tapa-buracos, limpeza das caixas de sarjetas, podas de árvores, e iluminação foram as primeiras ações realizadas no bairro do Calabar para garantir o processo de reurbanização e promover a elevação da autoestima dos moradores, após a parceria entre a Prefeitura Municipal e o governo do Estado para combater o narcotráfico. “Os serviços são oferecidos regularmente pela prefeitura, o que estava atrapalhando o beneficiamento da população do Calabar era a criminalidade, que impedia a ação dos nossos agentes”, pontuou o prefeito João Henrique, que acompanhou na manhã, desta quinta-feira, 31, a operação conjunta dos órgãos municipais e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Durante a ação, o prefeito percorreu as ruas do bairro, entrou em equipamentos públicos como a biblioteca e o posto de saúde e conversou com populares, acompanhando toda a operação e identificando as prioridades da população. “Acima de tudo estamos devolvendo a autoestima da população e também o orgulho em morar no Calabar, um bairro histórico que também traduz a cultura da nossa cidade”, observou o prefeito, reiterando que a operação é importante para resgatar a condição de cidadania dos moradores do bairro.

“É a primeira vez que um prefeito vem ao Calabar fora do período eleitoral”, comentou, enquanto acompanhava o prefeito e as equipes técnicas do município, a diretora da Associação de Educadores e Líderes Comunitários do Bairro, Lindalva Reis. “Esta ação é necessária para que o Calabar volte a ter paz e possa receber mais atendimentos dos setores públicos”, completou Lindalva que há 38 anos reside no Calabar.

Com uma banca na entrada do bairro, a cambista Maria Hilda Ramos dos Santos, observava logo cedo a movimentação dos órgãos municipais. A perspectiva de dias melhores estava presente em seus semblante. “Esse mutirão é mais do que necessário porque a população daqui é muito carente e precisa demais de atenção”, destacou a moradora emocionada. “Espero ter uma comunidade melhor, porque quem é mais prejudicada com a criminalidade é a gente aqui do bairro, pois com o crime não entram médicos, professores, nem mesmo o motorista de taxi quer trazer a gente aqui”, concluiu.

A esperança por dias melhores também ficou marcada na apresentação das adolescentes Talita Alves, Tarcila Cerqueira e Jussara dos Santos, que declamaram fragmentos do poema O livro e a América, de Castro Alves, na vista do prefeito à Biblioteca Comunitária. As garotas fazem parte do grupo 100% Calabar e ratificaram o orgulho pelo bairro. “Gostamos muito daqui e temos a certeza que nosso bairro vai ficar melhor, muito melhor”, aspiraram.

Próximas ações – A população do Calabar também será contemplada com outras atividades. No próximo sábado dia 02, técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município (Sucom) desenvolverão o projeto Sucom nos Bairros, que vai ocorrer no Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar, entre a 9 e 15 horas. As ações incluem instrução sobre medidas de combate à poluição sonora, realização de vistorias para a regularização de estabelecimentos comerciais e publicidade e orientações aos moradores quanto à situação de seus imóveis, com base em avaliações feitas por técnicos e engenheiros da autarquia.

Também estarão no bairro, neste mesmo dia, agentes da Ouvidoria Geral do Município (OGM), desenvolvendo o projeto Balcão da Ouvidoria, com o propósito de coletar as opiniões, solicitações, necessidades e prioridades da população. Até o final da primeira quinzena de abril, a ouvidoria irá desenvolver uma pesquisa de opinião na comunidade para identificar os resultados da operação conjunta entre a Prefeitura Municipal e o governo do Estado.

Mais serviços – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está criando um Grupo de Trabalho que vai promover uma interação continua com a população, identificando as prioridades na área de saúde.

A secretaria também irá implantar um programa de atividades físicas, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O objetivo é estimular o cuidado com a saúde, através da prática esportiva. Outra ação da SMS, no local será a implantação do Programa de Saúde do Adolescente e a intensificação do trabalho da Vigilância Sanitária no combate às endemias, principalmente para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Já a Defesa Civil (Codesal), em contato com moradores, está analisando as áreas de risco geológico, como realiza comumente em outras regiões da cidade. O órgão também tem como objetivo a implantação de um núcleo comunitário, para ampliar as ações de prevenção e reparação para evitar e amenizar problemas ocorridos com a incidência das chuvas.

Outra intervenção importante na região será a retirada de um ponto de descarte de resíduos orgânicos e sólidos, pela Limpurb, para a construção de uma praça, atendendo o pedido da população. Além disso, a Limpurb vai desenvolver uma campanha de educação ambiental, mostrando à comunidade como devem ser armazenados os resíduos, bem como a importância em obedecer os horários de coleta. O órgão vai pontuar também os malefícios em descartar resíduos sólidos aleatoriamente, além de intensificar a fiscalização 24 horas no bairro para coibir descartes aleatórios. A coleta e catação no bairro ocorrem normalmente, seguindo o cronograma operacional.

OBS: Titulo linkado - direcionando para o site que publicou

Nenhum comentário: