terça-feira, 5 de abril de 2011

Diário de uma comunidade “pacificada”

Eita nós! Como já dizia...Bom não sei bem que dizia isso, mas eu digo muito: SE ELOGIAR DE MAIS ESTRAGA. Nossa como isso é verdadeiro!

Estava pensando agora em trocar as aspas do "PACIFICADA" e colocar o titulo agora assim: DIÁRIO DE UMA COMUNIDADE PAUCIFICADA?
Enfim, dando continuidade ao nosso diário, no sábado a comunidade estava em fervorosa, tanta gente na rua como eu não via a tempos, eu e mais um colega a partir das 20:00 saimos para tomar uma cervejinha na comunidade e circulamos praticamente por todas as ruas. O clima era bom, apesar de ouvirmos ainda algumas pequenas queixas com relação as abordagens da policia. No domingo a novidade era o samba que aconteceria no camarão, muita expectativa entorno desse evento e na hora marcada, muita gente e nada de policia, pra falar a verdade, a policia até aparaceu, mal encarada com jeito de que não estava gostando nem um pouco de ver a nossa diversão, sinceramente eu gostaria de ver como é o comportamento de policias se fosse uma festa de pessoas brancas e ricas. Eu acho que proteção a população ainda está muito longe dos planos policias, o que os caras da lei realmente gostam é de repressão. Enfm....O samba foi legal, nada de confusão, nada de discussão mesmo sem a presença da policia. Porém...
Do outro lado do Calabar, mas precisamente próximo da base da policia a tranquilidade não era a mesma.
Só soube desses acontecimentos depois, já na segunda. Morador tomou tapa na cara, morador foi empurrado contra grade de uma casa, morador foi discriminado, pois policial queria que ele apontasse um criminoso , morador foi xingado, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
Ontem as 19:00 aconteceu uma Assembléia extraordinária para avaliarmos todos os últimos acontecimentos na comunidade, não somente a vinda da policia, mas informar e ouvirmos sugestão de todos os projetos previstos para implantar no bairro. Uma enorme pauta para ser discutida, mas parece que todos os moradores estavam ali somente para discutir uma coisinha, a ação excessiva da policia.
Todos na verdade queriam ouvir a Secretária de Segurança Pública e fazer seus desabafos, mas para desordem e ira geral a SSP não estava presente.
Desta forma os organizadores da Assembléia só teve uma saída, ORDEM DO DIA: Esquece tudo que estava planaejado, PRIORIDADE MÁXIMA: Abordagem da policia.
Quase todo mundo repito, se não todo mundo tinha queixa a fazer da policia. O problema é que todo mundo queria fazer seu desabafo, mas não tinhamos tempo para ouvir todos e se fossemos ouvir todo mundo a Assembléia não teria nenhuma eficácia. Uma enorme confusão foi formada, mas com a interferência de pessoas mais experientes e centradas no problema, a comunidade formou uma comissão com várias representatividades para relatar de forma ordenada e pedir uma solução imediata aos responsáveis pela nossa segurança. No final essa reunião foi muito positiva, pois a comunidade mais do que nunca está unida e representada para exigir SEGURANÇA e EDUCAÇÂO de uma policia que nunca foi planejada e preparada para este fim.
É muito triste tudo isso, ainda me prevalece a esperança, a interrogação que sempre tive cresceu absurdamente. Tenho muito medo da revolta da comunidade. NÃO É ESSA POLICIA QUE QUEREMOS!

Nenhum comentário: